A Miúda da Savana

       Helena nasceu e cresceu em África. Mais precisamente, na savana. Os seus amigos eram os animais da savana. Era, especialmente, próxima de uma família de leões.


      Suma era o macho alfa do grupo e a matriarca era Elsa. Os dois irmãos de Suma, Leny e Vince, também faziam parte do grupo. Tinha-mos ainda: Talça; Mena; e June. As irmãs de Elsa. Havia as cinco crias: Maia e Thor eram filhos da Talça e Ben, Van e Sacha eram filhos de Elsa.
      Eram todos amigos de Helena, que brincava com eles todos os dias. Viveram muitas aventuras juntos. Esta, última, eu vou vos contar.


      Os seis amigos partiram à descoberta. Foram até ao extremo sul da savana. Nunca se aventuraram até essa parte da savana. Pois era muito perto de uma floresta tropical. A vegetação era densa e exuberante. Decididos avançaram uns quantos metros, entrando na floresta. Derrepente chamou-lhes a atenção o barulho de água a cair. Decidiram investigar.
      O barulho intensificava-se de som a medida que avançavam na sua direção. Subitamente de pararam-se com uma enorme cascata que caia, estrondosamente, para uma espécie de lagoa. A vegetação à sua volta era espetacular. Com vários tons de verde e flores aquáticas amarelas, vermelhas, liláses,... alguns rochedos a submergir das águas da lagoa e uma água límpida. Via se o fundo da lagoa e todos os variados seres que lá viviam,... as algas de vários tons, etc.

      Enfim, era de tirar a respiração. Saltaram para a agua e brincaram, riram, nadaram... durante um tempo que lhes pareceu uma eternidade. Estava a divertir-se imenso. Nisto surge um enorme gorila, furioso, que avançou na sua direção.

      Ufa! Foi por pouco. Os amigos conseguiram escapar-lhe por uma unha negra. Correram feito uns desalmados até chegar, em segurança, a casa. Chegaram sem fogo, mas chegaram. Contaram a sua aventura aos adultos e ganharam um belo raspanete e um castigo. Mas verdade seja dita... os adultos não conseguiram esconder uma pontinha de orgulho na sua prol.



Ana Catarina Silva Cruz

Comentários

Anónimo disse…
Ufa, que susto!

Mensagens populares deste blogue

Menina do mar

18 de Maio de 1973

Meu filho