Yin & Yang?

       Segundo os filósofos chineses do século IV antes de Cristo, o mundo é composto por duas forças opostas e achar o equilíbrio entre elas é essencial.

      Yin e Yang são duas energias opostas em que:
Yin & Yang!

  • Yin é o princípio passivo, feminino, noturno, escuro e frio. Fica do lado esquerdo de uma esfera e é representado pela cor preta.
  • Yang é o princípio ativo, masculino, diurno, luminoso e quente. Fica do lado direito de uma esfera e é representado pela cor branca.
      Alguns autores classificam essas forças opostas como sendo a lua e o sol, a mulher e o homem...

      Está mais que visto que que classificou essas "forças opostas" era do sexo masculino. Óbvio! Um homem não ira classificar-se como o lado negro da força. Pelos vistos, essa mania de culpar a mulher de tudo mau e de errado que acontece no mundo, vem desde o tempo de Adão e Eva e não me parece que vá mudar muito nos próximos séculos. Acho que eles não têm emenda. Tenho um desses na minha vida. Faz as asneiras mas nunca as assume. Pior culpa-me ou culpa as filhas dos erros dele. Enfim, nada mudou!

      Bem! Ao que interessa... O desenho abaixo foi a ilustração da minha princesa Maria Vitória, incentivada pela sua irmã gémea, a nossa pequena escritora e minha pequena princesa Ana Catarina. A ideia era ilustrar a luta interior entre a necessidade de paz interior e a raiva que, o exemplar masculina desta casa, desponta nas nossas vísceras. E que batalha épica somos obrigadas a travar para nos manter num estado zen.
      
Yin & Yang!
por:
Maria Vitória Silva Cruz

      O que acham da ilustração. Ela esta de  tal maneira a ilustrar o clima por cá que até desenhou um gatinho a travar a mesma batalha. Gatinho esse que representa os nosso queridos animais de estimação que, por vezes, também sofrem com o mesmo dilema. A luta entre manter a calma ou atirar-se ao alvo de seu desconforto e esgadanha-lo. 😸😁😸😁😸😁😸



Ilustradora do quadro: Maria Vitória Silva Cruz
Autora: Irene Cruz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Menina do mar

18 de Maio de 1973

Meu filho