Belita!

       Belita era uma ligre muito simpática que fora criada por um casal de biólogos que estudavam o habitat onde a mãe de Belita vivia. Belita era apenas uma cria de três semanas quando a mãe dela foi morta por caçadores furtivos. Ela já tinha perdido os dois irmão para outros predadores e agora estava só. Faminta a pequena Belita chorava escondida num buraco de uma árvore oca, quando os dois geólogos e sua equipa passavam por perto. Susana Martin foi a primeira a escutar os miados roucos de Belita e alertou o marido para o fato. Xavier Martin e a esposa aproximaram-se do ruído e aperceberam-se que vinha da velha árvore. Xavier agachou-se ao pé do buraco na árvore e tentou pegar o pequeno ser que assustado fugiu alucinado. Ben um dos guias correu atrás da cria que só parou ao lado do cadáver da progenitora. A visão era horrível. Enterraram os restos mortais de Biza a mãe de Belita e levaram a pobre cria para o acampamento. De inicio a cria estava assustada e um pouco esquiva. Mas com alguns carinhos e atenção ela relaxou e logo percebeu que estava a salvo. 


Susana deu-lhe o nome de Belita que ela de imediato mostrou gostar. Belita cresceu e tornou-se numa jovem ligre forte e sadia. Gostava de brincar de caçadora com os pequenos roedores que por ali passavam. Por vezes até caçava alguns animais pequenos.
      Duma vez até caçou um coelho bravo. Os biólogos e toda a sua equipa tudo fizeram para que ela se adaptasse à vida em liberdade e treinaram-na bem. Ela foi devolvida à selva assim que se mostrou capaz de sobreviver sozinha. 


      Passado um ano após ter sido libertada na selva, Belita apareceu com as crias para as mostrar ao casal de biólogos. Foi uma cena comovente. As crias estavam bem cuidas. Eram saudáveis e enérgicas. Susana e Xavier estava orgulhosos. Tão orgulhosos como um progenitor pode ficar ao ver os progressos de uma filha.
      Belita era mãe de três lindos ligres uma fêmea e dois machos. Passou cerca de hora e meia com os Martin e depois chamou as crias, pegando na pequena Susy gentilmente, e voltou a embrenhar-se na selva. Os dois machos Xavi e Martin seguiram logo atrás. Os nomes foram escolhidos pelos Martin e pareceu ser do agrado de Belita.



Irene Cruz

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Menina do mar

18 de Maio de 1973

Meu filho